Tá com problema? Resolve! Quem acompanha nosso trabalho sabe que este é o título do meu livro, que trata entre outros temas, sobre como resolver crises.
O que vamos abordar aqui no artigo de hoje é justamente extraído desse livro. É claro, o conteúdo completo você obtém adquirindo o livro – basta clicar aqui para ter o seu em mãos.
Selecionamos alguns trechos que vão ajudar a você a trabalhar o tema como resolver crises do seu dia a dia e as que estão ao seu redor.
Resolver crises e aceitar críticas
Pesquisas mostram que mulheres aceitam melhor as críticas do que os homens.
Críticas construtivas ou destrutivas, são sempre críticas.
Como você reage quando submetido a uma crítica?
Avaliações profissionais te arrepiam?
Vamos trabalhar um pouco mais esse assunto. Acompanhe:
Conceitos
Ao ser criticado, peça detalhes.
Saiba ouvir com respeito e busque melhorar
Saiba ignorar as críticas agressivas e pejorativas
Abalar-se nas críticas e crescer nos elogios é demonstração de ego descontrolado
Imagine ficar centrado nas críticas e elogios. Isso é Integridade
Você não tem defeitos – Lei do Darma.
Caminhos para enfrentar críticas no mundo corporativo
1ª fase: Pedir detalhes
Qualquer comentário a respeito do desempenho deve ser encarado de modo positivo por quem o recebe.
Qualquer crítica ou observação deve ser ouvida como oportunidade de melhoria pessoal.
Especialistas recomendam que o funcionário aproveite para pedir esclarecimentos sobre as tarefas que não foram cumpridas adequadamente.
É de praxe que a avaliação seja acompanhada de explicação a fim de que o desempenho possa sempre ser melhorado.
Ao escutarmos qualquer observação negativa a respeito do nosso trabalho, deveríamos pedir que o caso fosse detalhado, para que possamos rever e melhorar o comportamento.
2ª fase: Ouvir com respeito
As críticas devem ser recebidas de maneira respeitosa, ainda que você discorde delas.
Ouça tudo com respeito e atenção, procurando melhorar nos aspectos que foram assinalados.
Mesmo que não goste, agradeça as observações de seu superior e diga que fará o possível para atendê-las.
Saber reconhecer defeitos e erros é uma característica importante de um bom profissional.
Ignore se os comentários forem pejorativos.
Diga, no máximo, que as críticas servem para um aperfeiçoamento e que se foi criticado é porque prestam atenção em seu trabalho e querem ver seu progresso.
3ª fase: Quando for criticar, manter o foco na tarefa e não na pessoa
Quem está em uma posição de chefia deve optar por uma avaliação em tom de conversa, focando as observações no trabalho realizado pelos subordinados e não na personalidade.
Além de evitar os comentários mais duros.
É preciso saber criticar sem ferir a auto-estima do outro.
Não se critica a pessoa, mas sim a tarefa.
A crítica positiva não humilha e nem faz com que a pessoa se sinta ofendida. O objetivo é motivar o outro a trabalhar mais e melhor.
4ª fase: Elogiar e apontar soluções
Elogiar antes de avaliar e apontar soluções: usar palavras amáveis ou fazer um elogio cria um cenário amigável, mostrando para a pessoa que não queremos atacar seu ego.
E quando se mostra para alguém o que fez de errado, devemos, no mesmo momento, explicar a forma correta de realizar a tarefa.
Sempre devemos elogiar as pessoas e nunca as tarefas.
5ª fase: Avaliando superiores
Se pedirem que avalie seu superior ou a empresa, seja honesto e procure contribuir com idéias que agreguem valor aos projetos da firma.
O que se espera é honestidade nas respostas. Fale o que pensa, obviamente com educação e palavras adequadas.
Diga, por exemplo: ‘Concordo com a política “A”, que melhoraria se ainda houvesse a atitude “X”.
Procure acrescentar algo. Não critique se não puder dar alguma solução.
Se o que você quer é conversar sobre a maneira de chefiar de seu superior, uma saída é mostrar o que ele ganha com a mudança de comportamento.
Podemos sinalizar que, assim, ele será mais prestigiado por seus superiores, desenvolvendo aptidões de líder, ou que haverá possibilidades de promoção.
Enfim, o feedback ou a crítica deverão sempre mostrar que o objetivo é fortalecer a marca dessa pessoa.
Cuidado, pois é preciso reconhecer o momento certo para tratar do assunto.
É necessário sensibilidade para perceber quando é possível fazer críticas, lembrando ainda que é bom estar preparado para recebê-la.
6ª fase: Tenha percepção aguçada e esteja pronto para continuar
Quando as críticas te desmotivam e fazem você desistir ou parar o que estiver fazendo, prepare-se para o que vem junto como, baixa auto-estima, culpas, sentimento de incapacidade, depressão e muito mais.
Além disso, sempre há a possibilidade de você entender errado o teor da crítica e, ao desistir, perder muito com essa atitude.
Há pessoas que criticam para te motivar e outras para testar sua persistência e se você não captar isso, poderá perder oportunidades valiosas.
Vamos fazer uma reflexão?
Reflexão – Como criticar e como ouvir com Amor
Criticar, querendo ou não, é fazer um julgamento, e a possibilidade de parâmetros pessoais ou culturais influenciarem nessa analise é grande, assim como a de não ser justo também.
Dessa maneira entendo que o conceito de crítica construtiva pode ficar muito fragilizado.
O que define com segurança uma crítica ser construtiva não é o conteúdo, mas sim a forma como ela é feita.
Se precisar mesmo fazer uma crítica, preste atenção a estes detalhes:
Faça “Cara, olhos e bocas” de amor;
Faça “Voz” de amor;
Use um “Tom” de amor;
Tenha uma “Postura Corporal e Gestos” de amor.
Importante: seja convincente nos 4 itens acima!
Para você que esta ouvindo uma critica ou alguém te julgando, lembre que
“O problema nunca esta na boca, pois sempre estará nos ouvidos”.
Isso quer dizer que, não importa o conteúdo do que te falarem, por que o importante é como você ouvirá e interpretará o que te falarem.
Portanto, ao ouvir uma critica preste atenção a estes detalhes:
Faça “Cara, olhos e bocas” de amor;
Faça “Ouvidos” de amor;
Se falar, use “Tom” de amor;
Tenha uma “Postura Corporal e Gestos” de amor.
E, é claro, da mesma maneira, seja convincente nos 4 itens acima.
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