Se em algum momento em que você teve contato com essas técnicas, já teve a seguinte dúvida sobre o que é e para que serve o Feng Shui Pa-Chai, resolvi colocar alguns ensinamentos sobre esse conteúdo aqui neste artigo.
Aqui estamos falando de uma técnica de transformação de energias e que, se usada de maneira correta nos projetos para sua casa, apartamento, escritório, ambiente de trabalho etc., pode render resultados positivos nas mais diversas áreas de sua vida. Em segmentos como:
- Finanças – Para eliminar as dívidas e melhorar a gestão do seu dinheiro, seus bens e como conquistá-los;
- Business e Carreira – Para crescimento profissional, melhoria e construção de novos negócios e desenvolvimento de sua carreira;
- Performance Emocional – Equilibrar, fortalecer e gerir suas emoções e criar maior empatia com as emoções dos outros.
- Saúde – Para ter um corpo e rotina cada vez mais saudáveis. Equilibrar-se física, mental e emocionalmente.
- Relacionamentos – Restaurar seus relacionamentos e torná-los bem resolvidos, felizes, saudáveis, e duradouros.
- Casas e Ambientes – Para melhoria e harmonização das energias dos locais.
Com a assimilação dessa técnica, você terá recursos para colocar em prática nos ambientes e, assim, transformar lugares e pessoas – a essência do Feng Shui.
E isso não significa que estamos falando de uma técnica estanque – trata-se de um conhecimento que poderá ser combinado e aplicado em conjunto com outros tipos de ensinamentos, de outras escolas.
A Escola: o que é Feng Shui Pa-Chai
Para entendermos melhor o que é e para que serve o Feng Shui Pa-Chai, devemos nos remeter às origens desse ensinamento, que pode ter como base sua grafia original.
Em algumas literaturas do tema, a escola também poderá ser grafada como Ba Zhai – que traz no seu nome, a essência dessa técnica.
Literalmente falando, a tradução desse termo significa, em português, a expressão 8 Casas. Conforme a aplicabilidade e a variação do uso desse conceito, é comum também entender como Castelos, Mansões ou, a forma que mais costumo utilizar, 8 Palácios.
O que norteia esse número são os oito tipos de orientações que dividem um ambiente. Essa separação tem como base as as direções cardeais descritas nas representações cartográficas da rosa dos ventos:
Pontos Cardeais | Símbolo |
Norte | N |
Sul | S |
Leste | (L ou E) |
Oeste | (O ou W) |
Pontos Colaterais | Símbolo |
Sudeste | SE |
Nordeste | NE |
Sudoeste | SO |
Noroeste | NO |
Pa-Chai é um sistema de Feng Shui, que avalia cada um de 8 espaços nos quais sua casa ou empresa é dividida. A partir dessa avaliação, você saberá como localizar-se melhor dentro de sua construção para obter o melhor das energias que se distribuem em todos os locais deste mundo sempre com qualidades diferentes.
Nesta técnica, é possível detectar qual a qualidade de cada vibração energética e onde se encontram as energias nos locais com os quais você interage.
Uma característica interessante do Feng Shui Pa-Chai é, além da sua simplicidade na hora de efetuar o cálculo, a forma como eles são atemporais, ou seja, essas regiões definidas não mudam com o passar do tempo. Isso significa que as técnicas dos 8 Palácios podem ser ideais para projetos de longo prazo, onde a vivência pelo tempo pode ser responsável pelo registro de bons resultados.
Como é a aplicação do Feng Shui Pa-Chai
Nessa divisão, é preciso entender que teremos nessas oito direções, uma divisão entre as de características negativas (4 delas) e positivas (outras 4).
Elas se baseiam nas Mutações dos Trigramas do Yi Jing, e podem ser descritos da seguinte maneira:
Positivos
Trigrama Primordial – representa a tranquilidade;
Medicina Celestial – tem ligação direta com os temas de saúde;
Harmonia – refere-se a bons relacionamentos e longevidade;
Sorte dos Céus – provê vínculos com a prosperidade.
Negativos
Acidentes – está ligado à desorganização, desatenção;
6 Demônios – refere-se a processos legais, desestrutura emocional;
5 Fantasmas – tem vínculo com ocorrências como brigas e discussões.
Destino Cruel – tem relação com a depressão e desistência dos planos pessoais.
Na prática, o uso dessa divisão de áreas em um projeto vai nortear os possíveis tratamentos no dia a dia.
Em linhas gerais, tanto quanto possível, a pessoa que convive naquele ambiente deve ficar o maior número de horas, todos os dias, dentro das áreas com avaliação positiva; isso não significa que as áreas negativas não poderão ser frequentadas, afinal, estamos falando de locais onde os indivíduos frequentam constantemente, como apartamentos, residências e escritórios.
Sendo assim, as áreas negativas deverão ser tratadas. O tratamento será feito com o uso de cores, em quantidades calculadas segundo métodos que a técnica oferece.
Combinar as técnicas de Feng Shui
Afinal, qual a diferença entre Feng Shui Pa-Chai, Feng Shui do Chapéu Preto, Feng Shui dos Cinco Animais, entre outros?
Primeiramente, é fundamental compreender que, quando estamos falando de técnicas de transformação de energias, não há uma dualidade ou rivalidade.
Sendo assim, o Feng Shui Pa-Chai não é o certo ou o errado, melhor nem pior que o Feng Shui do Chapéu Preto. Mas, sim, são técnicas complementares, que devem ser escolhidas e utilizadas pelos terapeutas na análise e obtenção dos resultados mais assertivos.
O ponto central desse questionamento vai além de uma simples resposta, mas envolve um entendimento completo sobre como utilizar esses conhecimentos.
Sendo assim, no dia a dia, o correto não é dizer “é possível”, mas, sim, “é necessário” usar mais de uma técnica de Feng Shui. Vou explicar.
Não se esqueça que existem diversas técnicas de Feng Shui.
As variáveis que entram na hora de fazer um diagnóstico ou tratamento, enfim, um projeto de Feng Shui, indicam que é preciso utilizar ensinamentos de cada uma das variações desses conhecimentos de transformação de energia.
Gostou desse tema? Quer se aprofundar nos conceitos do Feng Shui Pa-Chai?