Um dos maiores desafios das pessoas está no sonho de alcançar o sucesso profissional. Saiba como a inteligência emocional pode ajudar nessa jornada
Se fizermos uma busca informal sobre os desejos mais procurados das pessoas nos dias de hoje, certamente o de como alcançar o sucesso profissional estará entre os mais buscados. Sabia que a inteligência emocional pode ajudar nesse processo?
Em um mundo tão complicado, repleto de desafios e competitividade, obter o sucesso na profissão é um ponto extremamente buscado e desejado.
Por outro lado, as perdas e insucessos tiram todo tipo de ânimo das pessoas. Quantos parecem estar o tempo todo remando, remando e remando, mas sempre contra a maré. Não é mesmo?
E você, como estão os seus sonhos? Você conseguiu atingir o patamar que sempre sonhou? Ou ainda está trilhando os caminhos para alcançar o sucesso profissional? Vamos conversar um pouco sobre isso.
Afinal, o que é inteligência emocional
Tem muita gente utilizando esse termo por aí, principalmente nos últimos anos. Mas é importante você entender que esse não é um conceito qualquer, mas uma proposta sólida, que advém de muitos estudos, intensificados, principalmente, nos anos 1990.
Em linhas gerais, exercitar a inteligência emocional é controlar as emoções – tanto em si próprio quanto nos outros. Esse tipo de controle faz com que seja possível ter um desempenho eficiente, claro e direto nos mais diversos segmentos da vida.
Em alguns casos, uma inteligência emocional poderosa produz resultados mais relevantes que a chamada “inteligência convencional”, o QI, entre outras concepções.
A inteligência emocional e o sucesso profissional
Para alcançar o sucesso profissional tendo como base a inteligência emocional, é preciso estar amparado em diversos estudos que vêm sendo desenvolvidos ao redor do mundo nos últimos anos.
Em linhas gerais, no mundo do trabalho, as pessoas que têm essa qualidade, costumam se destacar em áreas como, por exemplo:
- Networking – Conseguem firmar relações interpessoais mais sólidas e produtivas – e no mercado, sabemos que isso é um diferencial e tanto, não é mesmo?
- Trabalhar sob pressão – Todos sabemos que o mundo profissional está longe de ser o chamado “mar de rosas”. Em muitos momentos, os prazos, metas e demandas fazem da atividade uma rotina turbulenta. A inteligência emocional é o componente que ajuda a prover racionalidade e uma atuação mais eficiente nesse cenário.
Em que ponto estou. Onde quero chegar?
Nas minhas aulas eu costumo utilizar um exemplo muito simples, sobre como a Inteligência Emocional pode fazer a diferença nos próximos passos da sua vida.
Está tudo relacionado ao autoconhecimento e às metas. Como disse, uma comparação bem simples: eu digo a um piloto de avião que gostaria de ir até o Japão e quero saber quanto tempo vai levar e em qual dia chegarei. Ele, automaticamente, me responde dizendo que “depende”. No seu ponto de vista, essas respostas dependem do ponto de onde vou decolar e, em seguida, em qual data vou seguir até meu destino.
Isso é uma forma simplificada de dizer como devemos nos questionar a todo tipo de avanço que buscamos em nossa vida.
Primeiro ponto: ter objetivos claros e bem definidos.
Segundo ponto: saber exatamente onde estamos agora, para conseguir visualizar o quanto vamos demorar para atingir o patamar desejado.
Pode ser na vida pessoal ou no trabalho. Pode ser, inclusive, no sonho de alcançar o sucesso profissional.
Gostou da reflexão? Vamos fazer uma imersão nesse assunto, para trabalhar a Inteligência Emocional em detalhes? Clique aqui e saiba mais sobre o que quero lhe oferecer.